-Lei da Inércia
-Lei fundamental da dinâmica
Lei da acção-reacção
Lei da Inercia:
Qualquer corpo permanece em repouso ou em movimento rectilíneo uniforme se o conjunto de forças que nele actuam tem resultante nula.
Exemplo:
Quando há acidentes de carros ou de motas, os condutores ou os passageiros, se existirem, são projectados para a frente. Ou seja, os corpos adquirem a velocidade com que estavam a viajar.
Lei Fundamental da Dinâmica
A força resultante do conjunto de forças que actuam num corpo produz nele uma aceleração com a mesma direcção e o mesmo sentido da força resultante, que é tanto maior quanto mais for a intensidade da força resultante
Se existe a acção de forças ou a resultante das forças actuantes sobre um corpo não é nula, ele sofrerá a acção de uma aceleração inversamente proporcional à sua massa.
Fr= m x a
A equação acima envolve a resultante das forças, isto é, o efeito combinado de todas as forças que actuam no corpo.
Lei da Acção-Reacção
Quando dois corpos estão em interação, à acção de um corpo sobre outro corresponde sempre uma reacção igual e oposta que o segundo corpo exerce sobre o primeiro.
As forças descrevem a interacção dos corpos, actuando sempre aos pares, ou seja, quando um corpo exerce uma força sobre outro, o segundo exerce também uma força sobre o primeiro. Uma destas forças chama-se acção e a outra reacção, por isso o conjunto das duas forças constitui um par acção - reacção. As forças de acção e reacção são iguais em intensidade (módulo) e direcção, mas possuem sentidos opostos. Actuam em corpos diferentes, nunca se anulando.
Sem comentários:
Enviar um comentário